Quem quer #vender mais?
Quem quer vender #melhor?
Quem quer manter o cliente, e vender de novo, e de novo?
Tenho certeza que você respondeu sim para todas as perguntas acima, então por quais motivos seus desejos, muitas vezes, não são atendidos?
Eu tenho algumas pistas, vamos conversar sobre elas?
Treino e capacito equipes de vendas há mais de 30 anos, e já vi muita coisa nesse mundão… Vi gente muito capacitada tecnicamente perdendo vendas, gente muito empática perdendo vendas, gente vendendo muito, sendo muito feliz e tendo um BAITA #orgulho em ser #vendedor.
Outro dia eu escutei a Luiza Helena Trajano falando que há alguns anos, declarar que ser vendedor era ser cafona. E ela emenda dizendo, “menos para mimâ€. Talvez esteja nessa frase uma das respostas para explicar que quem tinha R$ 5.000,00 em ações do Magazine Luiza em 2015, hoje tem R$ 774.000,00. Amar vender e se orgulhar em ser vendedor, pode ser um grande começo para vender cada vez mais e melhor.
Resolvi compilar algumas dicas, as quais eu acredito serem fundamentais para vendas. Vou falar todas essas dicas, contudo estas serão embasadas em modernas tendências de consumo, para não parecer que é apenas uma opinião. Estou falando de tendências.
Recentemente foram compiladas pelo Festival Patch (uma das mais bacanas curadorias de conteúdo e conceitos da atualidade) seis grandes tendências de consumo. Conhecer essas tendências fará uma grande diferença no momento da venda. Os nomes estão em Inglês pois assim foram definidos.
Tendência 1 – PURPOSE-FIRST
Propósito como premissa de atuação no Mundo.
DICA 1 – Entenda, em primeiro lugar, qual é seu propósito, e viva as premissas de uma sociedade em rede. Em resumo, aquele papo de vender só uma vez MORREU. Aquele papo de “empurrar†um produto está com os dias contados. O vendedor precisa fazer a gestão de sua “MARCA PESSOAL†e ser um gerador de conteúdos e de conexões, muito mais que um atravessador de serviços ou produtos.
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Tendência 2 – BURSTING BUBBLES
Estourando os filtros da realidade.
Vivemos um momento de quebra de confiança em todas as instituições – polÃticas, econômicas e midiáticas. Passamos a questionar tudo aquilo que nos é imposto pelas “esferas†de poder: das mensagens selecionadas por algoritmos em redes sociais à s notÃcias que ganham relevância e influenciam o quotidiano.
Papéis são redefinidos, e todo o espectro das corporações precisa rever sua atuação.
DICA 2 – Nesse cenário, você pode criar uma grande vantagem de atuação: seja o mais transparente e confiável. Quanto mais confiável você for, melhores serão suas chances de protagonizar esse novo momento. Transparência e REPUTAÇÃO serão as novas moedas de troca para vendas.
Tendência 3 – HACKINH HEALTH
Saúde, hoje, é a indústria mais impactada pela quarta revolução industrial.
Dos avanços da Medicina através da tecnologia, investimento em inteligência artificial (AIs) e, principalmente, expansão da consciência. O futuro da saúde é o ser humano tomando as rédeas de sua própria evolução como espécie.
Nós, vendedores, precisamos nos apropriar de nossa Saúde integral, saber que desligar o computador é tão importante quanto ter a oportunidade de ligar no outro dia. Precisamos ter consciência de que as escolhas que fazemos hoje têm impacto direto em nossa Saúde Total.
DICA 3– Aprenda algo novo todos os dias, e mais do que isso, aprenda a desaprender para aprender de novo. Aquela frase que diz assim: sempre fiz desse jeito, morreu há muito tempo. Abra espaço para o novo.
Tendência 4 – HUMANISM RENAISSANCE
Retomada da essência humana, no momento em que cultuamos as divindades tecnológicas.
Renasce o movimento cultural que nos pergunta: “o que nos faz humanos?â€
DICA 4-Viva cada vez mais experiências autênticas e humanas. Valorize a essência das relações como ponto de partida para o processo de vendas. A pessoa antes de seu CPF, a pessoa sendo valorizada antes do CNPJ.
Nunca o conceito de VENDAS CONECTADAS foi tão valorizado como agora. Aprender a fazer conexões verdadeiras é o primeiro passo para o sucesso em vendas.
Tendência 5 – OMNIDESIGN
Vivemos em um mundo VICA: Volátil, Incerto, Complexo e AmbÃguo.
Compreender que antigos modelos mentais não resolvem os problemas de hoje é FUNDAMENTAL.
Tudo é design. As estruturas são design.
DICA 5– Você precisa pensar em Vendas como um processo de design, incluindo em seu repertório de vendas temas como responsabilidade social, inclusão, inovação e diversidade. Cada vez mais esse repertório será exigido do vendedor, não somente em palavras, mas, principalmente em atitudes. Uma pergunta, você está preparado para atender um surdo em sua loja?
Tendência 6 – CONECTED DOTS
Essa é a tendência mais bacana.
Ela fala sobre conexões estruturadas, fala sobre um mundo transparente e altamente conectado. Fala em “servir bem para servir sempreâ€.
DICA 6– Simplesmente fazer um bom trabalho de vendas não basta, o vendedor precisa deixar um legado, precisa saber que suas atitudes serão divulgadas, Criar um movimento de vender mais uma vez. Um movimento de ser referência em seu segmento de vendas.
Todas essas tendências e dicas são desafiadoras, mas quem conseguir tirar proveito delas pode se tornar relevante e perene.
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